Impacto das Tarifas de Trump no Mercado de Mineração de Bitcoin nos EUA
A administração Trump impôs tarifas abrangentes que podem colapsar a demanda dos EUA por equipamentos de mineração de Bitcoin. Essa mudança beneficiaria operações de mineração fora do país, pois os fabricantes buscarão vender seu estoque excedente a preços mais baixos em outros locais, de acordo com o CEO da Hashlabs Mining, Jaran Mellerud.
Preços das Máquinas no Mercado Global
“À medida que os preços das máquinas aumentam nos EUA, paradoxalmente, eles podem diminuir no restante do mundo”, afirmou Mellerud em um relatório de 8 de abril. “A demanda por envio de máquinas para os EUA está prestes a despencar, provavelmente se aproximando de zero.”
Sem Retorno das Tarifas de Trump — “O Dano Está Feito”
“Os fabricantes ficarão com excesso de estoque que originalmente era destinado ao mercado dos EUA. Para descarregar esse excedente, provavelmente precisarão baixar os preços para atrair compradores em outras regiões”, acrescentou ele.
Fonte: Jaran Mellerud
Expansão das Operações de Mineração Fora dos EUA
A queda nos preços dos equipamentos de mineração poderia levar as operações de mineração fora dos EUA a se expandirem e conquistar uma fatia maior do hashrate total do Bitcoin, afirmou Mellerud.
Tarifas Recíprocas Anunciadas por Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou suas “tarifas recíprocas” sobre quase todos os países em 2 de abril. Alguns dos maiores fabricantes de máquinas de mineração de criptomoedas estão baseados em países mais afetados pelas tarifas, incluindo Tailândia, Indonésia e Malásia, que enfrentaram tarifas de 36%, 32% e 24%, respectivamente.
Fabricantes de equipamentos de mineração de criptomoedas como Bitmain, MicroBT e Canaan moveram-se para alguns desses países para contornar uma tarifa de 25% que Trump impôs à China em 2018 durante sua última administração.
Mudança anual nas tarifas dos EUA sobre China, Indonésia, Malásia e Tailândia desde 2017. Fonte: Hashlabs Mining
Impacto dos Novos Custos de Mineração nos EUA
Mellerud observou que as tarifas mais recentes de Trump significariam que uma máquina de mineração que inicialmente custa $1.000 seria precificada em $1.240 nos EUA.
Confiabilidade nas Operações de Mineração nos EUA Abalada
Mellerud acredita que uma possível reversão futura das tarifas da administração Trump não restauraria a confiança dos operadores de mineração de criptomoedas nos EUA.
“Mesmo que essas tarifas sejam revertidas dentro de alguns meses, o dano está feito — a confiança no planejamento de longo prazo foi abalada”, disse Mellerud. “Poucos se sentirão confortáveis em fazer grandes investimentos quando variáveis críticas podem mudar da noite para o dia.”